sábado, 12 de setembro de 2009

O porquê de ser o melhor de sempre

Para quem seguia (e segue) o Basquetebol da NBA como eu, para quem esperava todos os dias pela notícia, imagem, video, pelo feito dele, este vídeo explica algumas coisas.
Era impressionante como, todos os dias, repito TODOS os dias, Michael Jordan era notícia por ter batido mais um record, por ter feito algo no campo de Basquetebol impensável, por ter feito um movimento ou uma sequência deles nunca vistos.
Era tema de conversa de toda e qualquer pessoa ligada a este nosso desporto. Assim ganhou o respeito de todos e será sempre unanime que Michael Jordan foi o melhor jogador de Basket de todos os tempos.
Não existe ninguém, num qualquer desporto que seja reconhecidamente como ele: é simplesmente o melhor!

O engraçado para mim nesta altura (que começo a tentar perceber este jogo como treinador) é descobrir como alguém se torna nisto, quais os factores que produzem este fenómeno. Certo que não haverá nada igual (haverá parecidos Lebrons, Kobes, Wades etc mas até esses demonstram e expressam que MJ é o melhor) torna-se engraçado perceber de que forma aparecem as motivações, a vontade, a superação que fez com que dia após dia MJ tentasse ser melhor do que no dia anterior. De que forma ele interiorizava as mensagens no seu dia a dia em família, nos treinos, na escola, na universidade.
E como o seu ESPÍRITO COMPETITIVO fazia com que trabalhasse mais e mais e mais na procura de superar e ultrapassar todos os desafios que a vida lhe colocava.

E este próximo video demonstra exatamente isso. Em cada frase, cada palavra, cada expressão de MJ vê-se claramente que o seu ESPÍRITO COMPETITIVO foi um dos (senão o principal) factores para o seu sucesso.

Para vos situar:
Este video é muito recente (Setembro de 2009). MJ faz o discurso de agradecimento por ter entrado no Hall of Fame (Corredor da Fama do Basquetebol) e menciona/agradece às principais referências que o fizeram lutar para melhorar dia após dia, desde os irmãos mais velhos que o venciam a jogar 1 x 1, desde o treinador que não o aceitou na equipa da escola por achar que não tinha talento, treinadores que o testavam em treino, colocando-o na equipa dos jogadores que jogariam menos tempo, colegas que o obrigavam a jogar o melhor possível para vencer, treinadores adversários que faziam jogos psicológicos com ele tentando afectá-lo, etc.

Competitividade, aceitar os desafios, não desistir, lutar para melhorar...
"it´s all about that"





Atenção à frase com que ele termina o discurso:
"Limites e medos são apenas ilusões"

E ainda me perguntam porque uso roupa AIR JORDAN...
:^)


Ele é simplesmente o melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

E ainda me perguntam porque uso roupa AIR JORDAN ;)

Texto mesmo bom para reflectir.

Marta #5