Para quem seguia (e segue) o Basquetebol da NBA como eu, para quem esperava todos os dias pela notícia, imagem, video, pelo feito dele, este vídeo explica algumas coisas. Era impressionante como, todos os dias, repito TODOS os dias, Michael Jordan era notícia por ter batido mais um record, por ter feito algo no campo de Basquetebol impensável, por ter feito um movimento ou uma sequência deles nunca vistos. Era tema de conversa de toda e qualquer pessoa ligada a este nosso desporto. Assim ganhou o respeito de todos e será sempre unanime que Michael Jordan foi o melhor jogador de Basket de todos os tempos. Não existe ninguém, num qualquer desporto que seja reconhecidamente como ele: é simplesmente o melhor!
O engraçado para mim nesta altura (que começo a tentar perceber este jogo como treinador) é descobrir como alguém se torna nisto, quais os factores que produzem este fenómeno. Certo que não haverá nada igual (haverá parecidos Lebrons, Kobes, Wades etc mas até esses demonstram e expressam que MJ é o melhor) torna-se engraçado perceber de que forma aparecem as motivações, a vontade, a superação que fez com que dia após dia MJ tentasse ser melhor do que no dia anterior. De que forma ele interiorizava as mensagens no seu dia a dia em família, nos treinos, na escola, na universidade. E como o seu ESPÍRITO COMPETITIVO fazia com que trabalhasse mais e mais e mais na procura de superar e ultrapassar todos os desafios que a vida lhe colocava.
E este próximo video demonstra exatamente isso. Em cada frase, cada palavra, cada expressão de MJ vê-se claramente que o seu ESPÍRITO COMPETITIVO foi um dos (senão o principal) factores para o seu sucesso.
Para vos situar: Este video é muito recente (Setembro de 2009). MJ faz o discurso de agradecimento por ter entrado no Hall of Fame (Corredor da Fama do Basquetebol) e menciona/agradece às principais referências que o fizeram lutar para melhorar dia após dia, desde os irmãos mais velhos que o venciam a jogar 1 x 1, desde o treinador que não o aceitou na equipa da escola por achar que não tinha talento, treinadores que o testavam em treino, colocando-o na equipa dos jogadores que jogariam menos tempo, colegas que o obrigavam a jogar o melhor possível para vencer, treinadores adversários que faziam jogos psicológicos com ele tentando afectá-lo, etc.
Competitividade, aceitar os desafios, não desistir, lutar para melhorar... "it´s all about that"
Atenção à frase com que ele termina o discurso: "Limites e medos são apenas ilusões"
E ainda me perguntam porque uso roupa AIR JORDAN... :^)
Acho que ainda hoje dou por mim, de vez em quando, a cantar esta música, com estas imagens na minha cabeça, quando estou com uma bola num campo de basquetebol...
Sem dúvida que esta parte deste "filme" tem a sua parte de responsabilidade do Baxket se ter tornado parte de mim
Este é o grupo de jovens jogadoras que dificilmente escolhi para defender as cores do Algarve nas Festas de 2009 em Portimão. Treino após treino, superação após superação, conseguimos alcançar os nossos objectivos e extrair em cada jogo o máximo de cada um de nós. Resultou numa performance excelente enquanto equipa.
#4 - Jéssica Encarnação A força da Natureza, a velocidade
#5 - Inês Figueiras A Habilidade, a ousadia de dominar a bola #6 - Cristina Lopes O Coração da equipa, tanta coragem e audácia
#7 - Adriana Gomes O Cérebro, a capacidade de decidir sempre bem
#8 - Joana Pires A Arte em movimento, a vocação para este jogo
#9 - Patrícia Ricardo A Determinação, a firmeza, o querer #10 - Mafalda Barcelos O Talento, o dom para o Basquete
#11 - Inês Oliveira O Motor, a alma e alavanca da equipa
#12 - Bárbara Gonçalves A Concentração, o controlo e a serenidade
#13 - Ana Rita Cativo A Solução, incrível polivalência #14 - Vanessa Reis O Empenho, a disponibilidade para ajudar, exemplar
#15 - Ana Pais A Aptidão, a vontade em melhorar
Dirigente ABA - Conceição (Obrigado, RX) Seleccionadora Adj. - Mónica Henrique (Obrigado, RX) Seleccionador - Ricardo Xufre PARABÉNS A TODAS E TODOS QUE POSSIBILITARAM ESTE GRUPO!!!
As sub 14 "A" são o grupo do feminino do CBA que menos "tempo de antena" têm tido neste blog mas isso não invalida o reconhecimento de todo o excelente trabalho que têm efectuado desde o inicio desta época.
Com uma equipa com poucos recursos humanos (leia-se quantidade de jogadoras) e várias entradas e saídas dessas mesmas durante a época, este grupo ultrapassou dificuldades muito maiores que as desportivas.
Sempre mostraram a vontade, a garra e o querer de verdadeiras formigas trabalhadoras.
Com todo esse esforço, os resultados apareceram naturalmente. Depois de não ter sido apurado para o grupo A apenas no último jogo, as nossas sub 14 venceram exemplarmente o grupo B, batendo todas as pressões e dificuldades que apareceram!
Foram à final da Taça Algarve e deixaram todo o seu suor em campo, mostrando mais uma vez o que significa dar o máximo pela equipa.
Parabéns Girls! Parabéns Vera e Andreia! Foram um autêntico exemplo de determinação e querer!!
A Catarina Neves continua a trabalhar, a melhorar, a evoluir. Fruto disso mesmo começa a aparecer o esperado: Reconhecimento técnico e público. Foi nomeada para as 5 melhores jovens jogadoras da Liga Feminina (sim da principal divisão de Portugal de Seniores)
A "nossa" Carla Nascimento venceu de forma brilhante e descontraída o concurso de lançamentos de 3 pontos no All Star Feminino. Só para quem realmente quer!
O Pavilhão de Moimenta da Beira foi o cenário escolhido, e completamente esgotado para este dia das Estrelas. As equipas perceberam bem a finalidade do jogo, e todos(as) colaboraram, para que o público usufruísse de um grande espectáculo e pudéssemos assim assistir uma excelente partida de Basquetebol (o melhor All Star de sempre).
Aja Parham saíu MVP do jogo, com 28 pontos, mas sem duvida que todas foram MVP`s.
No final grande festa com as equipas a confraternizar um grande momento num dia que vai ficar na memória de todos.
Mais um atleta que passou pelo CBA que vinga no Basquetebol Português e é um excelente exemplo para todos os atletas CBA e não só, que agora é entrevistado por um conhecido site Basquetebolístico
A melhor vitória, a mais segura, a que prepara futuros sucessos, fundamenta-se no conceito de equipa: educado, organizado e preparado para que cada um actue da melhor maneira possível.